Artigos

Profª. Drª. Ana Carolina do Nascimento Alves

 

Página Inicial - Clinica Veterinária Jardim Botânico

Zooterapia - Animais de estimação, família e afetividade

 

Atualmente é comprovada a eficiência da técnica de utilização de animais auxiliando na recuperação de seres humanos com diversos problemas de saúde e sociais.  A ciência já provou que a zooterapia (terapia utilizando animais) é um poderoso “remédio”, empregado como coadjuvante nos tratamentos de depressão, estresse, problemas cardíacos, hipertensão, câncer e muitos outros.

 

Os animais de estimação proporcionam silenciosamente um apoio psicológico e estão 100% disponíveis para interagir com as pessoas. Não fazem distinção de raça, sexo ou patologia.

 

Essa terapia utilizando animais teve origem em 1792, na Inglaterra e em 1942, nos Estados Unidos. Nos anos 1980 pesquisas sobre a relação entre os animais e os homens mostraram-se relevantes, provando o benefício à saúde humana. Em setembro de 2000, aconteceu no Rio de Janeiro, a 9a Conferência Internacional sobre Interações homem/Animal, despertando diferentes profissionais de saúde e afins.

 

No mundo de hoje, tão conturbado, onde as pessoas se relacionam cada vez menos com outras pessoas e a violência toma conta da sociedade e faz marcas inesquecíveis, principalmente nas crianças, a terapia utilizando animais de estimação tornou-se uma excelente ferramenta para diminuir o sofrimento de muitos desses pequenos cidadãos, além de auxiliar no tratamento de inúmeras enfermidades e trazer benefícios à saúde e ao comportamento social das crianças. É comprovado cientificamente que crianças que possuem animais de estimação, possuem maior facilidade no processo de aprendizagem, apresentam seus sistemas imunológicos com respostas mais rápidas e mais eficientes quando comparadas a crianças que não possuem contato algum com animais.

 

Estudo desenvolvido na Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluiu que crianças que possuem animais de estimação têm menos probabilidade de contrair resfriados e infecções. Além desses benefícios, as famílias que mantêm em suas casas cães ou gatos, possuem lares mais amorosos e com maior vinculo social, proporcionando aos membros dessa família melhora na capacidade de comunicação e na sensibilidade afetiva.

 

Dessa maneira, é indiscutível os benefícios que um animal de estimação traz ao desenvolvimento social do mundo inteiro, sendo um cão ou um gato considerado membro importante da família e merecedor de cuidados especiais e diferenciados.

 

O bem estar animal esta deixando de ser uma preocupação isolada, prova disso são as medidas que têm sido tomadas para combater as práticas de crueldade contra os animais e a formação de inúmeras ONGs defensoras e zeladoras de seus direitos. A população esta se conscientizando da importância social dos animais de estimação e dos inúmeros benefícios que eles trazem, não medindo esforços para que esses fiéis companheiros estejam plenos em saúde.

 

Alguns estabelecimentos veterinários estão se especializando em Bem Estar Animal, oferecendo a esses animais não apenas rações diferenciadas, vacinas, medicamentos e pacotes estéticos, mas sim prezando pela SAÚDE e FELICIDADE dos melhores amigos das famílias.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now