Artigos

Profª. Drª. Ana Carolina do Nascimento Alves

 

Página Inicial - Clinica Veterinária Jardim Botânico

Só o amor não basta, é preciso se especializar.

 

 

A procura por uma carreira profissional na área pet esta em alta e isso é muito bom, mas um pouco preocupante: Será que todo mundo que quer trabalhar com animais tem mesmo vocação e prazer? Ou será que estão procurando ganhar dinheiro a qualquer custo, já que é um mercado em ascensão?

 

A maioria das pessoas pensa que trabalhar com animais é fácil, demonstrando que ainda existe aquele velho conceito de que cuidar de animais não exige muita responsabilidade, afinal um animal é apenas “um animal”.

 

Para muitas pessoas, seus animais são os únicos amigos e a única companhia que elas possuem, além de estarem tomando seus lugares como membros das famílias. Esse tema levanta a grande responsabilidade dos médicos veterinários e dos profissionais do ramo.

 

Respondendo a questão anterior sobre trabalhar com animais: não é nenhum pouco fácil. Mas é muito prazeroso,para quem gosta, ou melhor, pra quem AMA.

 

Trabalhar 12 horas por dia, dar plantões, sair de madrugada para medicar um animal internado, trabalhar mais algumas horas aos finais de semana e ainda assim manter o ritmo, o equilíbrio e principalmente a disposição requer alguns pré-requisitos. Gostar muito do que se faz já é um bom começo, mas não é o suficiente, precisa paciência, perseverança, força de vontade, arregaçar as mangas para trabalhar muito, estar sempre estudando e se atualizando para acompanhar o ritmo do mercado e satisfazer os clientes.

 

Lidar com proprietários ansiosos e exigentes é outra questão que pode nos fazer perder a paciência. Mas o pior mesmo é quando perdemos um animalzinho, isso abala qualquer estrutura.

 

Colocar todas as nossas atividades em um único dia é uma tarefa desafiadora. Por exemplo, ter horários marcados para banho e tosa, medicar animais internados, cuidar de animais hospedados, ligar para proprietários e conversar sobre assuntos diversos, atender em consultas, fazer cirurgias com tempo esgotado e ainda conseguir manter um sorriso no rosto não é pra qualquer um.

 

Além de todas as nossas atribuições profissionais, ainda temos de cuidar da nossa família, nossos filhos, dos nossos próprios cães e fazer caminhada com o marido, que é o que vai ajudar a manter a mente e corpo sãos.

 

O desafio maior é saber lidar com a diferença de opinião, a imposição de idéias e conseguir um espaço ao sol. No meio dos “pet-shops” a concorrência é acirrada e é necessário que o profissional seja muito bem capacitado e formado.

 

Nisso os animais sempre tem razão! Não escolhem ninguém por hierarquia, status ou diplomação. Eles não fazem diferença. Apenas doam carinho em troca de um pouco de atenção, um lar, um paninho e uma comidinha. Simples assim.

 

Conviver com esses nossos melhores amigos traz saúde e felicidade para gente e ilumina nossas vidas todos os dias. Garante a leveza que precisamos para seguir em frente e enfrentar o que a vida tiver que oferecer.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now